terça-feira, 24 de abril de 2012


Fluxos migratórios e populações estrangeiras

Portugal, país tradicionalmente de emigração, passou a integrar (década de 90) o grupo de países também de imigração. Com efeito, desde 1950 até à última década, apenas um período houve (de meados dos anos ´70 ao início dos anos ‘80) em que o saldo migratório foi positivo (i.e. que o número de entradas no país ultrapassou o número de saídas).

Assim, e embora a emigração não tenha desaparecido do actual panorama português, a partir de 1993 o saldo migratório em Portugal passa a apresentar valores persistentemente positivos, os quais se revelam particularmente elevados nos anos mais recentes: +50.000 em 2000, +65.000 em 2001 e +70.000 em 2002.

Para além da imigração ter passado a componente principal dos movimentos migratórios externos, com o saldo natural cada vez mais próximo de zero (i.e. o número de nados-vivos tende a igualar o número de óbitos), os fluxos migratórios tornaram-se ainda a componente principal do crescimento populacional em Portugal.

O fenómeno imigratório adquire, deste modo, uma importância inquestionável e Portugal assume-se como um país de destino para um crescente número de cidadãos de nacionalidade estrangeira.

Se bem que a presença de estrangeiros em território português não seja um exclusivo da actualidade, o número de cidadãos estrangeiros tem vindo a aumentar de forma muito expressiva, em especial nos anos mais recentes. De facto, o peso (%) de estrangeiros na população total de Portugal, nunca superior a 0,3% até meados dos anos ’70, equivale actualmente a cerca de 5% da população residente.

Portugal conta, assim, com um peso crescente de estrangeiros residentes, os quais se inscrevem em diferentes fases do processo migratório. Da primeira fase fazem parte os estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique), fluxos que aumentaram significativamente com a descolonização. Na segunda metade dos anos 80 a abertura a outras nacionalidades de origem (nomeadamente Brasileiros, Chineses, Indianos e Paquistaneses) foi reforçada, alargamento geográfico que, nos anos mais recentes, adquiriu um novo fôlego, estendendo-se aos Países Europeus de Leste (especialmente da Ucrânia, Moldávia, Rússia e Roménia).

As nacionalidades presentes em Portugal tornam-se, deste modo, bastante mais diversas que no passado: em 2003 foram apuradas (SEF) cerca de 170 nacionalidades diferentes para os estrangeiros residentes em Portugal (quando em 1981 foram apuradas cerca de 100). Neste quadro de alargamento das nacionalidades presentes em Portugal, existem, contudo, nacionalidades que merecem destaque pela sua representatividade: os países africanos de língua oficial portuguesa (em especial Cabo-Verde, Angola, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe), o Brasil, os países da Europa comunitária (em especial Reino Unido, Alemanha, Espanha e França) e os países do Leste Europeu (em especial Ucrânia, Moldávia, Roménia e Rússia).

In: "O impacto da imigração nas sociedades da Europa",
estudo coordenado por André Corrêa d'Almeida,
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras,
Ministério da Administração Interna

Para saber mais:



10 comentários:

LVila disse...

Olá a tod@s.

Como prometido está aqui o estudo de que vos falei. Tendo por base o excerto transcrito, comentem a seguinte frase:

"Portugal, um país de imigrantes..."

Se quiserem aprofundar o assunto, consultem o link que está no fim do excerto.

Obrigado!

R-TWO disse...

Infelizmente, não sou, o melhor protótipo do "típico" português. Mas para realizar este ÁRDUO TPC vou tentar incorporar a "coisa" o melhor que consigo, pois bem, cá vai...

Como sou uma pessoa envergonhada (mesmo atrás de um pc)vou comentar a frase através de um dialogo:

Governo: "- Imigrantes, Sim ou Não?"
Típico Português: "- Não. Espere, espere, as "boas" podem ficar. haha".
Governo: "- Então porquê?".
T.P: "- Ora, não se está mesmo a ver...porque....SIM".
Gvn: "- Humm, bastante esclarecedor, parabéns. Mas que acha então que devemos fazer a todos os imigrantes deste país?"
T.P: "-Essa eu sei. Dar-lhes o subsidio de desemprego. Ups....não, não, enganei-me, perdão perdão, esse é para nós, aos imigrantes enfiamos-lhes todos em contentores e enviamos-lhes para a Madeira. Pelas noticias que vi, do buraco que lá apareceu, são bem capazes de lá caberem todos, se bem arrumadinhos."
Gvn: "- Deveras interessante meu caro. E gostava que os outros países fizessem o mesmo aos nosso familiares imigrantes?"
T.P. "- Não, porque haveriam, ta parvo? Nos outros é defeito, em nós é virtude!!! VÊ-se mesmo que esta onde esta por cunha...".

Bem, o dialogo continuava, mas quero despachar isto, portanto...bla bla bla bla bla bla bla..sim sim, concordo, gosto muito, felizes para sempre.

Resumindo, a imigração tens os seus "Qs", uns bons outros maus. No entanto em excesso será prejudicial pois a falta de trabalho pós nativos já se faz sentir e com imigrantes a fazerem o mesmo trabalho a receberem menos só ira aumentar o desemprego. Isso poderá a levar a um ressentimento e esse a violência...e nada melhor que um estrangeiro para servir de pancada ás nossas frustrações.

É caso pa dizer, "- ai costa, a vida costa".

Lutem por um Portugal melhor, respeitem-se, os nosso imigrante também vão para fora há procura de melhor, por vezes até por uma questão de sobrevivência, por isso e muito mais eu digo:

Se tiverem a coragem de não desistir, força!!!

Alberto Monteiro

Anónimo disse...

eu nao era um aluno muito atento há imigraçao. Apenas dei por ela nos quartos de final da liga dos campeos, onde por incrivel que pareca a equipa portuguesa(benfica) foi a unica que nao apresentou portugueses. Ou seja o nosso pais esta tao atulado de imigrantes que os portugueses acabaram despatriados.

A unica soluçao para esta tematica passa por uma de duas soluçoes:

Nacionalisamos todo e qualquer imigrante cá do burgo, ou simplesmente rezamos para que os paises de origem desses imigrantes establizem e cresçam economicamente fazendo estes regresarem para lá.

CARLOS CARDOSO

Dani disse...

Bem,a imigração em Porugal é cada vez mais notória essa é a realidade.
Um dos factores pricipais qe mais contribui para esse panorama em pleno século XXI é a conjuntura económica Mundial.
As pessoas fazem de tudo para conseguirem sobreviverem e Portugal tem sido um país que ajuda algumas pessoas a conseguirem sobreviverem, tal como outros países ajudam os nossos portugueses que vão pelo Mundo...

Os fluxos migratórios têm o efeito bola de neve que nos leva à divulgação de culturas, linguas, tradições...
Na minha opinião, os fluxos migratórios são o caminho para o multiculturalismo o que poderá ser muito interessante.

Anónimo disse...

Não tenho muito a comentar pois Já foi tudo dito mas prontos tenho que ser validada não é...
O fluxo migratório em Portugal tem vindo a aumentar, não só de gente a entrar no mosso pais como a sair do mesmo. Mas prontos o que interessa é que sejam bem recebidos no estrangeiro como nós os recebemos a eles em Portugal. Somos um país muito acolhedor mas também temos os nossos preconceitos...
Bem não vou dizer mais nada...
bj Crisália

Anónimo disse...

Eu deixo uma pergunta:
Emigrar para que??? Se em toda a Europa a economia encontra-se parada?? acredito que taxas desemprego tao altas como as nossas os outros países nao têm, mas para quê passar Fome miséria e impostos (FMI)já temos aqui. :-) Nao necessitamos de sofrer mais com isso fora do pais. Por vezes a ganancia só faz as pessoas perderem o pouco que têm. O nosso país so tem que evoluir e deixar de ser um país de "coitadinhos". Vamos rezar para que isso aconteça.. E que acha a capacidade de mudar mentalidades...

Anónimo disse...

Comentário anterior feito por:
Sara Oliveira
:-)

Anónimo disse...

Viver em Portugal, consiste numa Vida de grandes diversidades culturais. Desde o início dos descobrimentos que Portugal procura o conhecimento e grandes descobertas. Em cada década, um continente, uma ilha, grandes descobertas que conquistou.
Contudo, essas descobertas ficaram para a história, hoje em dia encontramos a imigração. Pessoas que simplesmente procuram o seu bem-estar, deixando a divulgação de conhecimentos um pouco encoberta.
No que se refere à emigração em Portugal encontramos um número elevado de imigrantes. Com esta imigração podemos ganhar alguma credibilidade com outros países, dando e recebendo o que mais o Homem procura, o EURO!

Anónimo disse...

Portugal desde de sempre foi um pais de emigrantes e com a crise que o pais esta a passar, a emigração tornou-se para muitas famílias uma solução para os seus problemas financeiros. Mas, em contra partida Portugal sempre recebeu imigrantes, especialmente dos países de língua portuguesa, apesar de até mesmo esses com a actual conjectura do pais estarem a querer emigrar para outros pais que não aquele que um dia foi a sua primeira escolha...
Em suma, Portugal sempre foi e sempre será um pais de emigrantes e de imigrantes, porque se por um lado o seu povo procura melhores condições de vida, os que vem para cá procuram uma entrada na Europa.
Ana Ferreira

Anónimo disse...

Portugal tornou-se, na última década, um país de imigração.
Até 1980, a imigração nunca atingiu valores superiores a 50 mil residentes, o nosso país sempre foi de emigração particularmente por motivos económicos. No entanto, quando a economia portuguesa estava em alta nos anos 80 e 90, vieram muitos trabalhadores para a construção civil e obras públicas como por exemplo: a EXPO98,Estradas de Portugal(autoestradas), prédios de habitação, construções de estádios para o EURO2004... Antes deste período, Portugal adoptou politicas restritivas quanto ao acolhimentos de imigrantes.
Pelo contrário, até aos anos 80, os portugueses emigraram para outros países mais ricos e com mais oferta de trabalho.
Com a imigração notou-se um aumento de pessoas de outras culturas e etnias como os caboverdianos,brasileiros,imigrantes do leste, chineses que acabariam por trazer as suas famílias.
Com isso, as nossas escolas e as nossas cidades modificaram-se e tiveram de se adaptar a novas realidades.
E para terminar, considero que o nosso Portugal está cada vez menos favorável ao acolhimento de novos imigrantes, essencialmente devido à crise que estamos a viver e estamos a retornar aquilo que sempre fomos, desde do século XV: Um País de EMIGRANTES à conquista do Mundo.


Um abraço,
da aluna Selma Lopes