quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Acordo Ortográfico II


No âmbito do núcleo gerador ambiente e sustentabilidade, em que vamos construir contos subordinados à temática ambiental, assistimos a uma sessão de esclarecimento sobre o acordo ortográfico, na passada quarta-feira, dia 4 de maio. A sessão decorreu no auditório Vergílio Ferreira e estiveram presentes outras turmas de educação e formação de adultos, funcionários e também professores da escola. 

Teatrinho com todas as letras, Agrupamento de Escolas de Infias

A atividade iniciou com o Teatrinho com Todas as Letras, das alunas de 12ª ano Agrupamento de Escolas de Infias, cuja colaboração agradecemos. Cada personagem era uma letra, umas concordavam e outras não concordavam com o novo acordo ortográfico. Foi uma peça bastante engraçada e deu-nos logo alguma informação sobre as mudanças do acordo ortográfico. 

Professoras Alice Abreu e Ana Maria Monteiro (da esquerda para a direita).

Terminada a peça, as professoras Alice Abreu e Maria Monteiro, que nos apresentaram vários diapositivos sobre o novo acordo ortográfico, destacaram a introdução de três novas letras (K, W, Y), que já utilizávamos na escrita de uma forma informal. Passaremos também a escrever com minúsculas os dias da semana, meses e estações, e também desaparecerá o C e P das palavras em que não são pronunciados. Para além destas alterações, focaram ainda muitos outros aspetos a ter em consideração com a entrada em vigor do acordo. 

A turma 1ºC-NSec agradece às senhoras professoras a sessão realizada, louvando o seu empenho e dedicação e sugerindo apenas que se abrevie a sessão no que diz respeito a aspetos que não serão alterados pelo acordo.

Texto de Cláudia e Alberto (1C-NS), com a nova ortografia.

Sem comentários: