terça-feira, 17 de maio de 2011

Educação sexual chega à escola



No dia 15 de Fevereiro, no auditório Vergílio Ferreira da Escola Secundária Caldas de Vizela, foi realizada uma palestra sobre sexualidade com a turma EFA 1C de nível secundário, orientada pela psicóloga Dr.ª Marta Araújo, no âmbito do núcleo gerador Saúde.
A palestra visava informar os formandos acerca da sexualidade e as suas variantes. Foram debatidas questões relacionadas com mitos e tabus e realizou-se um pequeno exercício para que os alunos pudessem participar e interagissem entre si. Culminando numa discussão bem animada sobre as orientações sexuais e possíveis influências, que essas, poderiam exercer numa criança adoptada por um casal homossexual.
No final as opiniões dos formandos foram unânimes, todos sem excepção gostaram da experiência e comprometeram-se a efectuar uma exposição de cartazes sobre sexualidade e orientação sexual. Este trabalho foi exposto no pavilhão A da escola e na Feira do Livro da Câmara Municipal de Vizela.
Alberto Monteiro

3 comentários:

Pedro disse...

Bem, esta actividade até que foi porreira, embora a Dr. Marta nem sempre aceitasse a opinião dos formandos. De qualquer forma, é uma experiência a repetir !

Anónimo disse...

Para mim foi uma experiência muito gratificante, com formandos muito críticos e participativos. Gostei muito e creio que a minha postura era exactamente a de desafiar os formandos a pensar mais além, de vários ângulos e perspectivas, sem respostas pré-definidas! Aliás só assim faz sentido falar de sexualidade!!!

Marta Araújo

Pedro disse...

Sim, nunca coloquei em questão a importância deste tipo de discussões nem o interesse que as envolve.
Em relação aos ângulos e perspectivas, até que concordo, pena serem os seus ângulos e perspectivas Dra. Marta.
Contudo, temos que repetir.
José Pedro.