No passado dia 22 de Janeiro, o “VIZELA.COM – Criar Oportunidades de Mudança” veio à Escola Secundária de Caldas de Vizela, a convite da turma 2B de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível secundário, para analisar três trabalhos desenvolvidos pelos formandos desta turma, demonstrando o apoio técnico prestado em projectos de empreendedorismo e de criação do próprio emprego.
O projecto “VIZELA.COM”, criado no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) pela Delegação de Vizela da Cruz Vermelha Portuguesa em parceria com a Câmara Municipal de Vizela, acompanha a população desempregada no desenvolvimento de competências básicas para a empregabilidade, informando e apoiando tecnicamente projectos de empreendedorismo e criação do próprio emprego, através do Gabinete de Empregabilidade e Apoio ao Empreendedorismo.
Neste sentido, deslocaram-se à Escola Secundária de Caldas de Vizela a Coordenadora do projecto, Dr.ª Elisabete Pinto, e um técnico do Gabinete Empregabilidade e Apoio ao Empreendedorismo e antigo aluno desta Escola, Dr. Adriano Ribeiro, que, para além de darem a conhecer a actividade promovida pelo projecto VIZELA.COM, também aceitaram dar o seu contributo na Actividade Integradora desenvolvida pelos formandos, no âmbito do Núcleo Gerador "Gestão e Economia".
As apresentações começaram com um grupo que desenvolveu um guião para criação de uma empresa do ramo das energias renováveis: a MeireleSolar, cujo sítio pode ser consultado em http://sites.google.com/site/meirelesolares/home .
O grupo que se seguiu apresentou um guião de criação de uma empresa panificadora, tendo a particularidade de pretender produzir a especialidade "pão de bolota" através de métodos ancestrais. A empresa seria A Tradicional.
O último grupo fez a mesma apresentação, mas com o intuito de desenvolver áreas locais de lazer, explorando o mercado dos desportos radicais, valorizando o ambiente e o património natural com o projecto "Cascalheira Viva". O trabalho pode ser visitado em http://sites.google.com/site/cascalheiraviva/.
Para finalizar, os convidados fizeram o favor de dar o seu parecer técnico, focando aspectos de organização, a inovação e viabilidade destes projectos. Nesta análise foram apontados os aspectos mais conseguidos, aquilo que poderá ser melhorado e que possibilidades de financiamento existem para suportar projectos desta natureza.
O facto de trazer de à escola um antigo aluno, Dr. Adriano Ribeiro, também enquadra o trabalho desenvolvido na comemoração dos 25 anos da Escola Secundária de Caldas de Vizela.
1 comentário:
Um dos trabalhos que mais empenho teve por parte de toda gente, penso eu.
Muito esforço, muita pesquisa, muita informação mas acho que também um bom resultado final. O projecto que me deu mais "gozo" de fazer.
Enviar um comentário