quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“VIZELA.COM – Criar Oportunidades de Mudança” veio à Escola Secundária de Caldas de Vizela


No passado dia 22 de Janeiro, o “VIZELA.COM – Criar Oportunidades de Mudança” veio à Escola Secundária de Caldas de Vizela, a convite da turma 2B de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível secundário, para analisar três trabalhos desenvolvidos pelos formandos desta turma, demonstrando o apoio técnico prestado em projectos de empreendedorismo e de criação do próprio emprego.

O projecto “VIZELA.COM”, criado no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) pela Delegação de Vizela da Cruz Vermelha Portuguesa em parceria com a Câmara Municipal de Vizela, acompanha a população desempregada no desenvolvimento de competências básicas para a empregabilidade, informando e apoiando tecnicamente projectos de empreendedorismo e criação do próprio emprego, através do Gabinete de Empregabilidade e Apoio ao Empreendedorismo.

Neste sentido, deslocaram-se à Escola Secundária de Caldas de Vizela a Coordenadora do projecto, Dr.ª Elisabete Pinto, e um técnico do Gabinete Empregabilidade e Apoio ao Empreendedorismo e antigo aluno desta Escola, Dr. Adriano Ribeiro, que, para além de darem a conhecer a actividade promovida pelo projecto VIZELA.COM, também aceitaram dar o seu contributo na Actividade Integradora desenvolvida pelos formandos, no âmbito do Núcleo Gerador "Gestão e Economia".

As apresentações começaram com um grupo que desenvolveu um guião para criação de uma empresa do ramo das energias renováveis: a MeireleSolar, cujo sítio pode ser consultado em http://sites.google.com/site/meirelesolares/home .

O grupo que se seguiu apresentou um guião de criação de uma empresa panificadora, tendo a particularidade de pretender produzir a especialidade "pão de bolota" através de métodos ancestrais. A empresa seria A Tradicional.

O último grupo fez a mesma apresentação, mas com o intuito de desenvolver áreas locais de lazer, explorando o mercado dos desportos radicais, valorizando o ambiente e o património natural com o projecto "Cascalheira Viva". O trabalho pode ser visitado em http://sites.google.com/site/cascalheiraviva/.

Para finalizar, os convidados fizeram o favor de dar o seu parecer técnico, focando aspectos de organização, a inovação e viabilidade destes projectos. Nesta análise foram apontados os aspectos mais conseguidos, aquilo que poderá ser melhorado e que possibilidades de financiamento existem para suportar projectos desta natureza.

O facto de trazer de à escola um antigo aluno, Dr. Adriano Ribeiro, também enquadra o trabalho desenvolvido na comemoração dos 25 anos da Escola Secundária de Caldas de Vizela.

1 comentário:

Rosa Vaidosa disse...

Um dos trabalhos que mais empenho teve por parte de toda gente, penso eu.
Muito esforço, muita pesquisa, muita informação mas acho que também um bom resultado final. O projecto que me deu mais "gozo" de fazer.